Economia

ONS volta a reduzir previsão de ENA no Sudeste em abril

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os dados preliminares da segunda revisão mensal feita pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico para o mês de abril mostram que o volume de chuvas na região Sudeste até o final do mês será menor do que o previsto inicialmente. A projeção inicial para a Energia Natural Afluente (ENA), que era de 95% da média de longo termo (MLT), foi reduzida inicialmente para 88% e agora, na segunda revisão, para 85% da média histórica.

As projeções preliminares desta semana (o dado oficial deve ser divulgado hoje) também apontam para previsões menos favoráveis nas regiões Nordeste e Norte. A segunda revisão mensal mostra que a ENA de abril na região Nordeste deve ser equivalente a 58% da MLT, abaixo da previsão inicial de 62% da média histórica. No caso da região Norte, a atualização feita nesta semana indica uma queda de 87% iniciais para 84% da MLT nesta semana.

A exceção fica com a região Sul, onde a previsão de chuvas foi elevada desde o final de março, quando foi anunciada a primeira estimativa de ENA para o mês de abril. A princípio, o indicador no Sul do País era esperado em 88% da média histórica para meses de abril. Agora, o ONS trabalha com a previsão de uma ENA equivalente a 117% da MLT.

Pontos moeda