ANP libera para consulta quatro regiões petrolíferas no Estado

Economia

ANP libera para consulta quatro regiões petrolíferas no Estado

As áreas que tiverem recebido manifestações de interesse válidas, e que apresentarem viabilidade sustentada em parecer ambiental, serão sugeridas para licitação

Redação Folha Vitória
Quatro áreas capixabas estão na lista para consulta:Conceição da Barra, Garça Branca, Rio Doce e Rio Mariricu Foto: Divulgação

Rio - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) liberou para empresas do setor a consulta sobre dados de 16 áreas com acumulações marginais. As áreas estão localizadas nas bacias terrestres do Recôncavo (6), Potiguar (6) e Espírito Santo (4). Caso haja interesse e viabilidade econômica e ambiental, a agência deverá sugerir que as áreas sejam colocadas em leilão.

"As áreas que tiverem recebido manifestações de interesse válidas, e que apresentarem viabilidade sustentada em parecer ambiental emitido pelo órgão competente, serão sugeridas pela Agência ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para licitação", informou a agência nesta quarta-feira, 20. Segundo o comunicado, o objetivo de licitações para áreas com o perfil de acumulações marginais visa ampliar a participação de empresas de médio e pequeno porte nas atividades de exploração e produção de óleo e gás no País.

As áreas colocadas para consulta localizadas na Bacia do Espírito Santo são Conceição da Barra, Garça Branca, Rio Doce, Rio Mariricu. Na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, as áreas disponíveis são Acauã Leste, Carnaubais, Iraúna, Noroeste do Morro Rosado, Riacho Alazão e Urutau. Já na Bacia do Recôncavo, na Bahia, estão as áreas Araçás Leste, Fazenda Sori, Gamboa, Itaparica, Jacumirim e Vale do Quiricó.