Economia

Produção de cerveja cai 18% em março na comparação anual, aponta Sicobe

A queda no ritmo de produção confirma a previsão da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja e marca o pior desempenho para um mês de março desde o início das medições, em 2010

Redação Folha Vitória
No acumulado do primeiro trimestre de 2016, a produção atingiu 3,336 bilhões de litros Foto: Divulgação

São Paulo - A produção brasileira de cerveja caiu 18% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados prévios do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. No mês, foram produzidos 916,9 milhões de litros de cerveja.

A queda no ritmo de produção confirma a previsão da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e marca o pior desempenho para um mês de março desde o início das medições, em 2010.

O setor tem sido afetado pela retração no consumo e maior sensibilidade a preços dos consumidores num período em que os custos da fabricação da bebida aumentam em função da depreciação do real e da elevação de impostos estaduais sobre cerveja.

No acumulado do primeiro trimestre de 2016, a produção atingiu 3,336 bilhões de litros, queda de 6,8% ante os mesmos meses de 2015.

Já a produção de refrigerantes em março foi de 1,175 bilhão de litros, queda de 5,41% na comparação anual. Trata-se da décima quarta queda consecutiva na comparação entre um mês e o mesmo período do ano anterior. No trimestre, o recuo é de 7,8%, chegando a 3,509 bilhões de litros.

Pontos moeda