Economia

Galeria de fotos mostra como será o novo Aeroporto de Vitória a partir de setembro

O objetivo do projeto, segundo a empresa de arquitetura responsável por ele, é ampliar a capacidade do terminal de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano

A nova área de passageiros terá capacidade maior Foto: Bacco Arquitetos

As obras do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, deverão ser finalizadas em setembro deste ano. Isso porque 65% das obras de expansão foram concluídas, segundo informações do Governo do Espírito Santo. O objetivo do projeto, segundo a Bacco Arquitetos, é ampliar a capacidade do terminal capixaba de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano.

De acordo com a empresa, foram projetados novos Terminal de Passageiros (TPS), Edifício do Corpo de Bombeiros (ECB), Torre de Controle (TWR) e Central de Utilidades (CUT), que reúne os sistemas de apoio para operação do terminal de passageiros e das pistas e pátios do aeroporto, além dos estacionamentos, portarias e sistema viário. 

Um novo terminal de passageiros foi projetado Foto: Bacco Arquitetos

A empresa informou que o novo terminal de passageiros será um grande eixo longitudinal com as áreas técnicas e de circulação vertical, com grande fluidez transparência. Segundo a Infraero, o novo terminal terá dois pavimentos e 26,3 mil m² de área total e terá 31 balcões de check-in, previsão de 60 pontos comerciais, cinco posições de embarque/desembarque em pontes (fingers) e três posições remotas (sem o auxílio das pontes); um pátio para trânsito e estacionamento de aeronaves com 58,1 mil m²; uma nova pista de pousos e decolagens, com 2.058 metros de comprimento e 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves do tipo 767-300, e dez novas pistas de taxiamento, interligando a nova pista ao pátio de aeronaves.

Veja a galeria de fotos com as projeções da obra!

Outro ponto destacado foi quanto ao sistema estrutural adotado. Ainda segundo a empresa de arquitetura, o objetivo era promover a flexibilidade do programa, permitindo ajustes futuros sem interferir na dinâmica do aeroporto. Para isso, foi proposto um sistema de estrutura mista de aço e concreto armado. Além disso, o desenho da cobertura recebeu um tratamento especial de forma a evitar reflexos pontuais nas aeronaves e a ser um elemento de surpresa para quem vê do avião.

O novo espaço deve começar a funcionar até o início de 2018 Foto: Bacco Arquitetos

Funcionamento 

No mês passado, durante uma visita do governador do Estado, Paulo Hartung, junto com sua comitiva, às obras do aeroporto foi anunciado que até o início de 2018 esse novo espaço deve começar a funcionar. Mesmo com um espaço maior e mais novo, o antigo terminal continuará funcionando. Ele será utilizado para voos de pequeno porte. Já os voos de grande porte ficarão no novo terminal.

Acompanhe como foi a trajetória das obras no aeroporto:

Foto: Folha Vitória
Pontos moeda