Economia

Procon de Linhares orienta consumidores nas compras da Páscoa. Veja as dicas!

O órgão orientou os consumidores a desconfiar de preços abaixo da média, além de se aterem sobre a veracidade das promoções oferecidas pelos estabelecimentos

Todos os produtos devem ser observados pelos consumidores Foto: Reprodução

Com a chegada da Semana Santa, o Procon de Linhares realiza a fiscalização de peixes e ovos de Páscoa em supermercados da cidade. Os fiscais verificam se os produtos atendem às normas do Código de Direito do Consumidor.

"Toda informação incorreta ou falsa é considerada propaganda enganosa. Verifique a veracidade das promoções, guardando os materiais de divulgação, como folhetos e encartes", disse Geraldo Roza, diretor do órgão.

O diretor do Procon do município orientou os consumidores a desconfiar de preços abaixo da média, além de se aterem sobre a veracidade das promoções oferecidas. "Vender outro peixe como se fosse bacalhau configura violação ao Código de Defesa do Consumidor", completou.

Ovos de Páscoa

O Procon alertou que o consumidor, ao comprar ovos de Páscoa, observe a data de validade do produto assim como suas informações de peso líquido e ingredientes de composição, uma vez que certas doenças como diabetes impedem a ingestão de glúten e açúcar. Por sua vez, os ovos destinados ao público infantil devem trazer o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a idade recomendável para o brinquedo.

Em caso de defeito no brinquedo, o cliente deve procurar o estabelecimento de compra e relatar o problema.  Em caso reincidente, o consumidor deve procurar o Procon municipal.

Alerta na compra do peixe

Quanto ao consumo de peixes, o Procon orientou que o consumidor fique atento ao prazo de validade, higiene do local e a armazenamento do pescado.  As guelras do peixe fresco são brilhantes, vermelhas, claras e sem marcas cinzentas. Os olhos devem ser transparentes, e as escamas presas ao corpo. A carne do peixe fresco e firme e não apresenta cheiro forte ou azedo, o que pode indicar prazo de validade vencido. 

Os peixes congelados devem estar em embalagens fechadas e bem lacradas. A carne não deve apresentar manchas ou pintas.  A venda de outro peixe como se fosse bacalhau configura violação ao Código de Defesa do Consumidor. Há peixes salgados secos em oferta no mercado brasileiro que são comercializados como peixes 'tipo bacalhau' salgado seco. 

Peças congeladas devem ser pesadas antes de serem embaladas com gelo para que o peso real do peixe seja levado em consideração no preço do produto. Quanto aos frutos do mar, no caso do camarão, estes devem ser firmes e com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais. No caso de mexilhões, mariscos e ostras, o consumidor deve ser orientado a, ao comprar moluscos in natura, observar se as valvas (conchas) estão bem fechadas, pois moluscos com valvas abertas não estão aptos para o consumo. Para adquirir marisco desconchados, deve-se observar se o produto possui selo do Serviço de Inspeção Estadual - SIE ou Serviço de Inspeção Federal - SIF.

Qualquer dúvida que o consumidor tiver, basta comparecer a agência do Procon de Linhares, na Avenida Augusto Calmon, 1117, no centro ou ligar para o telefone 3372-2129.

Pontos moeda