Produção industrial e vendas no varejo da China superam expectativas em março

Economia

Produção industrial e vendas no varejo da China superam expectativas em março

Redação Folha Vitória

Pequim - A produção industrial da China avançou em ritmo mais forte em março, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas, em mais uma sinalização da recente firmeza na segunda maior economia do mundo.

No mês passado, a indústria chinesa produziu 7,6% mais do que em março de 2016. No primeiro bimestre, a produção havia crescido 6,3% na comparação anual. O resultado de março superou a expectativa de 13 analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam acréscimo de 6,2%.

Os dados de janeiro e fevereiro foram divulgados juntamente para evitar distorções sazonais relacionadas ao feriado de uma semana do ano novo lunar.

No confronto mensal, a produção industrial chinesa subiu 0,83% em março, após aumentar 0,60% em fevereiro.

Já as vendas no varejo da China tiveram expansão anual de 10,9% em março, também mostrando aceleração ante o ganho de 9,5% do primeiro bimestre e superando a projeção do mercado, de alta de 9,7%. Na comparação mensal, as vendas do setor varejista avançaram 0,84% em março, depois de crescerem 0,95% em fevereiro.

Também foram publicados dados sobre investimentos em ativos fixos em áreas não rurais da China, que tiveram alta de 9,2% no primeiro trimestre ante igual período do ano passado. No primeiro bimestre, o ganho anual havia sido um pouco menor, de 8,9%. O resultado trimestral do indicador, que serve de barômetro para o ritmo da atividade no setor de construção, também veio acima da previsão de analistas, que era de aumento de 8,7%. Fonte: Dow Jones Newswires.