Economia

Produtor de Anchieta colhe até 20 toneladas de maracujá por ano

Edinho cultiva cerca de 800 plantas de maracujá e seis mil de aipim, em uma área de 2 ha. Com o maracujá, o produtor consegue colher 20 toneladas anualmente

Edinho explica que a produção ajuda na renda familiar Foto: Divulgação/Prefeitura

A agricultura em Anchieta é bastante diversificada. Frutas, verduras, cereais, café, tubérculos, pecuária, entre tantas outras atividades compõem o cenário agrícola do município, movimentando a renda e gerando empregos. Uma nova cultura vem ganhando espaço nas terras de São José de Anchieta: o maracujá.

E a fruta pode ser consorciada com outras culturas. Na comunidade de Serra das Graças, a 25 km do centro da cidade, por exemplo, o produtor Weder Bisi Zuqui, o Edinho, já vem colhendo resultados com a nova atividade. Ele fez consórcio entre maracujá e a tradicional cultura de aipim, o que proporciona uma renda extra para a família.

Edinho cultiva cerca de 800 plantas de maracujá e seis mil de aipim, em uma área de 2 ha. Com o maracujá, o produtor consegue colher 20 toneladas anualmente. Todas as frutas são vendidas diretamente no Ceasa e para algumas empresas da região que comercializam polpa de frutas, como também são vendidas na propriedade.

Para ele, a novidade é uma forma de ampliar a renda familiar. “Procuramos diversificar para garantir renda o ano todo. Temos que produzir um pouco de cada coisa, assim conseguimos se manter durante todo ano”, conta.

Segundo o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Anchieta, Rallf Xavier Pequeno, o agricultor está correto em realizar o consórcio de culturas. “É um meio recomendado para o agricultor familiar ter renda durante diversos meses do ano”.

Os tratos são comuns como em outras culturas, porém, para fecundação dos frutos é necessário realizar o processo de polinização manual (transferência de grãos de pólen de uma flor para outra).

No município, por enquanto, segundo o agrônomo da Secretaria, Gustavo Marchezi Bono, existem três propriedades que cultivam a fruta. Em Serra das Graças e em Córrego da Prata pelo produtor Weder Bisi Zuqui e em Dois Irmãos, pelo agricultor John José Pompermayer.

Pontos moeda