ESPECIAL MERCADO IMOBILIÁRIO

Economia

Especial Mercado Imobiliário: qual região investir no Espírito Santo?

Seja apartamento ou até mesmo loteamento, escolher bem a região onde você vai investir seu dinheiro é um ponto fundamental da compra

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
As cidades que lideram o volume de novas unidades  são: Serra, Vitória e Vila Velha

Uma grande dúvida que surge após o interesse em adquirir um imóvel é sobre qual região investir. Seja apartamento ou até mesmo loteamento, escolher bem a região onde você vai investir seu dinheiro é um ponto fundamental da compra. Mas você sabe quais as regiões do Espírito Santo estão mais valorizadas no mercado imobiliário? As cidades que lideram o volume de novas unidades no estado são: Serra, Vitória e Vila Velha.

De acordo com o diretor comercial da Imobiliária Aliança, Jota Ferreira Junior, os bairros com recente ascensão do mercado imobiliário são as melhores opções para investimento. "Bento Ferreira, em Vitória, e Itaparica, em Vila Velha, por exemplo, passaram por PND mais rígido. Isso ocorre porque houve essa demora no crescimento desses bairros. Sendo assim, você terá à disposição empreendimentos em bairros com infraestrutura melhores. Sem contar a questão do prédio em si, que atende todas as normas, principalmente a de desempenho", explica.

Junior afirma que a diferença de valores entre alguns bairros é mínima e isso faz com que a escolha da região tenha que ser ainda mais criteriosa. "Quem quer comprar, precisa fazer um pré-estudo da região. Primeiro tem que ver se a região atende suas necessidades como trabalho, estudo dos filhos... Além da questão da infraestrutura do bairro como padarias, supermercados e etc. Também deve ser considerados empreendimentos que tenham novos conceitos como salão de pet, oficina de bicicleta, piscina quadra... Se for possível unir tudo isso, é muito importante", comenta.

O diretor da Imobiliária Aliança cita ainda que é fundamental a assessoria de um profissional que tenha um nível maior de conhecimento sobre o mercado. "Na maioria das vezes, o cliente já sabe o que quer. Tem outros que alugam o apartamento durante 12 meses para conhecer a região e aí sim efetuar a compra. Existe também toda a assessoria do corretor de imóveis, que auxilia o cliente naquilo que for possível para que ele faça uma compra consciente e dentro daquilo que o atende", diz.

Loteamentos

Foto: Divulgação

Além dos condomínios residenciais, o Espírito Santo também tem se destacado com a venda de loteamentos. Segundo Alexandre Schubert, diretor geral da VTO Polos Empresariais, o estado tem diversas regiões atrativas para empreendimentos da natureza de loteamentos. "Cidades como Linhares, São Mateus, Serra, Cariacica, Vila Velha e Cachoeiro têm sido destaques com novos negócios sendo iniciados. A atratividade desses municípios ocorre porque apresentam maior atividade econômica, maior população e maior renda per capta. Esses fatos propiciam um número maior de compradores, sejam investidores sejam usuários finais", comenta.

Schubert considera que, assim como qualquer investimento, é fundamental uma pesquisa criteriosa sobre o objeto de interesse. "O interessado em comprar imóveis em loteamentos deve se resguardar pesquisando o histórico da empresa, o registro do imóvel no cartório, o licenciamento e alvarás de construção. Além disso, deve ler atentamente aos contratos e fazer um plano financeiro adequado a sua condição. Isso permite uma compra segura e rentável", afirma o diretor da VTO Polos Empresariais.

Podcast


Pontos moeda