Economia

IPVA no Espírito Santo: saiba a data de vencimento para cada placa

No Espírito Santo, a alíquota é de 2% para carros de passeio e utilitários. Já para as motocicletas, a taxa cobrada é de 1%

Foto: Divulgação

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), começou a ser cobrado, na segunda-feira (8), para proprietários de veículos leves, como automóveis, motocicletas, caminhonetes, utilitários e ciclomotores. 

O link para o pagamento, que pode ser feito em cota única, com desconto de 5% ou dividido em 4 vezes, está disponível na página inicial da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo. Depois de clicar no link, basta informar a placa e o Renavam do veículo para fazer a emissão e a impressão do boleto. 

O cálculo do imposto é feito sobre o valor médio de mercado dos veículos. No Espírito Santo, a alíquota é de 2% para carros de passeio e utilitários. Já para as motocicletas, a taxa cobrada é de 1%. 

Ao todo, são 1 milhão e meio de veículos no estado. A expectativa do governo é arrecadar R$ 521 milhões de reais, incluindo o IPVA dos pesados que começou a ser cobrado em março. 

Desde o ano passado, os boletos não são mais enviados aos contribuintes. Por isso, a população deve ficar atenta. Veja o calendário de pagamento!

Foto: Divulgação/Sefaz


Pontos moeda