Austrália não investigará minério de ferro, diz secretário do Tesouro

Economia

Austrália não investigará minério de ferro, diz secretário do Tesouro

Redação Folha Vitória

Sydney - O governo australiano afirmou nesta quinta-feira que não pretende instituir uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o mercado de minério de ferro, disse hoje o secretário do Tesouro, Joe Hockey.

"Após discutir o assunto com agências reguladoras e acionistas do setor, o governo decidiu não iniciar uma investigação neste momento", afirmou Hockey em um comunicado.

A decisão contraria a fala do primeiro-ministro Tony Abbott, que na semana passada disse ser a favor da investigação. Abbott disse que era importante descobrir o que causava a forte queda do preço do minério de ferro, o carro chefe das exportações australianas.

Para o senador independente Nick Xenophon, um inquérito precisa ser instaurado para investigar relatos de que gigantes do ramo, como BHP Billiton e Rio Tinto, estariam aumentando a produção para fazer cair os preços e prejudicar competidores menores.

A BHP não quis comentar o caso, e porta-vozes da Rio Tinto e da Fortescue não foram encontrados para se posicionar sobre o assunto.

No início da semana, o executivo chefe da BHP, Andrew Mackenzie, alertou que uma investigação parlamentar iria enviar um "sinal terrível" para compradores de minério de ferro como China e Japão, encorajando-os a investir mais em outros países ricos no minério, como o Brasil. Fonte: Dow Jones Newswires.