Economia

Austrália: RBA pode reduzir juros novamente, caso julgue necessário

Redação Folha Vitória

Sydney - Após promover no início de maio o segundo corte na taxa de juros apenas este ano, o Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) avisou que pode reduzir novamente os juros, caso julgue necessário.

Segundo a ata da reunião de 5 de maio, divulgada nesta quinta-feira, embora o RBA não tenha indicado um viés para os juros, isto não limitaria sua habilidade de ajustar sua política monetária novamente.

A ausência de um viés no comunicado divulgado logo após a reunião levou alguns analistas a acreditar que o ciclo de cortes teria chegado ao fim. Na ocasião, foi decidido um corte de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros, para 2,0%, o menor patamar histórico.

"Os dirigentes concordaram que (...) o comunicado não daria nenhum viés para o futuro da taxa de juros", diz o documento. "Os membros não veem isso como um limitador para as próximas reuniões."

O documento ainda mostra que o conselho do RBA está preocupado com a alta do dólar australiano, dizendo que ele precisa se desvalorizar. Outra fonte de preocupação são as perspectivas de investimento, que continuam sombrias por causa do fim do ciclo de investimento em mineração. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda