Economia

Austrália: RBA reduz expectativas de crescimento até 2017

Redação Folha Vitória

Sydney - O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) diminuiu suas projeções para o crescimento e inflação do país até meados de 2017. Segundo a instituição, a revisão das perspectivas foi causada por incertezas sobre o desempenho econômico da China, a queda do preço das commodities e pela apreciação persistente do dólar australiano.

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 foi rebaixada para 2,5%, ante 2,75% da última projeção. Já para 2016, o crescimento foi reduzido para 3,25%, de 3,5%.

A taxa de desemprego, atualmente em 6,2%, deve continuar a crescer até atingir um pico de 6,5 na metade de 2016. Já a inflação, que antes corria o risco de ultrapassar a meta de 2% a 3% nos próximos anos, deve agora ficar dentro do intervalo.

Na terça-feira, a autoridade monetária havia anunciado um corte na taxa de juros de referência, que foi a 2,00% ao ano, o menor nível histórico. A ata divulgada hoje, no entanto, não fez nenhuma sinalização quanto a novos cortes.

Ainda assim, o RBA afirmou que vai acompanhar os indicadores econômicos, e que nada é definitivo sobre seus planos de curto prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda