Chinesa State Grid deve entregar obras de Teles Pires em 2015, diz ministro Braga

Economia

Chinesa State Grid deve entregar obras de Teles Pires em 2015, diz ministro Braga

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta terça-feira, 19, que a chinesa State Grid se comprometeu a entregar nos próximos meses as obras de transmissão que interligarão a usina de Teles Pires, no Mato Grosso, ao resto do País. Segundo o ministro, a ligação até Sinop (MT) estará concluída até 30 julho e a conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) será feita até o dia 30 de setembro.

"Em 1º de agosto estaremos escoando a primeira máquina e, em 1º de outubro, estaremos escoando o resto de Teles Pires. Isso vai significar que nós conseguimos recuperar boa parte do tempo, mas ainda será algo como 90 dias de atraso. O importante é que conseguimos avançar", disse Braga.

Segundo o ministro, os chineses querem continuar ampliando sua participação em empreendimentos de energia no País e devem participar do leilão do segundo circuito da Usina de Belo Monte, no Pará. "Seguramente eles também devem formatar um projeto para disputar a Usina de Tapajós (PA). Eles também estão interessados em energia nuclear e energia renovável", completou.

Braga citou ainda os acordos firmados com a Petrobras e a Vale. "Essas duas empresas dominaram a cena na visita dos chineses", concluiu.