• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Chocolates, maquiagens... Tem de tudo em site que oferece amostras grátis de várias marcas

Economia

Chocolates, maquiagens... Tem de tudo em site que oferece amostras grátis de várias marcas

Para participar, basta acessar o endereço eletrônico, se cadastar e aguardar para ser convidado para testar os produtos. A empresa garante que o usuário não precisa pagar nada

Já pensou em receber produtos de beleza, comidas, entre outros produtos de forma totalmente gratuita em casa? Pode parecer estranho, mas isso é o que prometem alguns site da internet.

Os provadores são colaboradores das empresas responsáveis por atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela companhia. O trabalho parece ser fácil, mas os profissionais são verdadeiros especialistas nas respectivas áreas.

Balas, chocolates, maquiagens e cursos são algumas opções para testes gratuitos Fotos: Divulgação/Internet

Mas algumas empresas brasileiras estão apostando em um feedback "menos profissional", mas, até, mais importante: o feedback do público. O doutor em Administração de Empresas e coordenador de MBA da Fucape, Emerson Mainardes, explica que o feedback dos clientes, que se expressam pelas redes sociais, por exemplo, têm recebido grande atenção das companhias.

"A rede social é um mecanismo de contato global, que pode repercutir positiva ou negativamente sobre uma marca. Como a empresa não controla o conteúdo, ela está sujeita a tudo, elogios e críticas. Como normalmente as pessoas tendem a dar mais atenção a críticas, qualquer situação mal resolvida com os clientes pode gerar uma imagem negativa global da empresa. O acompanhamento em tempo real pode precaver as empresas de potenciais problemas, muitas vezes por erros de comunicação", afirma o economista.

Mainardes explica que as empresas estão pensando, cada vez mais, na imagem representada pelos próprios consumidores, na internet. "Já não é difícil encontrar empresas que reconhecem o valor da comunicação virtual pelos seus clientes. Saber o que está sendo dito a respeito da empresa no ambiente online pode nortear as ações de marketing da empresa. A imagem de uma empresa na atualidade está muito associada à percepção que as pessoas registram nos ambientes virtuais, em especial, nas redes sociais", completa.

Alguns sites, como o Clube dos Tetadores, cadastra clientes para testar e comentar nas redes, vários produtos e serviços. E o catálogo é grande, vai desde produtos alimentícios, como chocolate, até testes oferecidos por cursos de inglês.

De acordo com instruções disponíveis no próprio portal, para participar, basta acessar o endereço eletrônico, se cadastrar e aguardar para ser convidado para testar os produtos. A empresa garante que para participar, o usuário não precisa pagar nada, o que o site pede é um feedback do produto testado.

Passo a passo:

1) Você se cadastra no site e passa a ter direito de se inscrever em qualquer um dos testes promovidos. Tudo é 100% gratuito e sem compromisso, você só se inscreve nos testes que te interessarem.

2) A cada semana 50 testadores são selecionados para participar de cada teste. Cada testador receberá no endereço fornecido no momento da inscrição uma unidade ou uma amostra grátis do produto a ser testado ou, no caso de um serviço, as instruções de como testá-lo gratuitamente durante um determinado período de tempo. O custo do produto e do envio são pagos pelo site.

3) Se você foi um dos testadores selecionados, teste o produto em questão da maneira que quiser. O site pede que você compartilhe com a sua opinião.

Fonte: Clube dos Testadores