Economia

Clima é favorável para desenvolvimento das áreas produtoras, diz Conab

Redação Folha Vitória

Brasília - O diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Marcelo Intini, afirmou na manhã desta terça-feira, 12, que o quadro climático continua favorável para a safra 2014/2015. A fala ocorreu durante a divulgação da estimativa do 8º Levantamento de safra 2014/15, cuja previsão é de 202,23 milhões de toneladas, número 4,4% maior que o registrado no período anterior. Esse ganho ocorreu em função de incrementos com milho primeira safra, soja e trigo.

"Tivemos uma pequena expansão de área, mas avanço grande de produção. A ocorrência de clima ruim foi mais severa na safra passada, mas agora não", observou o diretor. Ele ponderou, no entanto, que há alguma preocupação com "restrição hídrica" em algumas regiões do Nordeste, próximo de Pernambuco e Alagoas.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, avaliou como positivos os números divulgados. Ele considerou ainda que o cenário de preço é bom para o produtor, classificando o quadro com nem de alta e nem de baixa.

Milho safrinha

Intini afirmou, ainda, que houve uma pequena redução de área plantada para o milho 2ª safra, dentro do que era esperado. De acordo com dados da Conab, a área com milho 2ª safra, ou safrinha, está projetada em 9,08 milhões de hectares, queda de 1,4% em comparação com o período anterior (9,21 milhões de hectares). A produção deverá recuar 1%, de 48,40 milhões de t em 2013/14 para 47,89 milhões de t em 2014/15.

Trigo

Para o trigo, Intini ponderou que há uma expectativa boa para a safra deste ano. Nesse oitavo levantamento de safra, a Conab apresentou os primeiros números para a cultura. A área deve recuar 5,3%, para 2,61 milhões de hectares.

A produção do cereal, no entanto, pode aumentar 18%, de 5,97 milhões de t em 2014 para 7,05 milhões de t este ano, graças ao crescimento de 24,6% na produtividade entre os dois períodos, de 2.165 kg/hectare para 2.697 kg/ha. (Victor Martins)

Matopiba

O diretor da Conab disse que há um estoque de terras a ser trabalhado na região do Matopiba, acrônimo referente às áreas de chapada que compreende o sul do Maranhão, sudoeste do Piauí, leste do Tocantins e oeste da Bahia.

Segundo Intini, com o direcionamento das políticas públicas para a região,sobretudo depois da criação da área por decreto presidencial na semana passada, há uma expectativa de expansão robusta da produção na área. "A expectativa é que região seja de números importantes para a agricultura brasileira", disse.

Pontos moeda