Economia

Núcleo da inflação ao consumidor avança 0,3% no ano em abril no Japão

Redação Folha Vitória

Tóquio - O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão avançou 0,3% em abril, na comparação com igual período do ano passado. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam alta de 0,2%.

Após se aplicar uma fórmula do Banco do Japão para descontar o efeito de uma alta no imposto sobre vendas no país, porém, a inflação ficou em zero no ano. A meta do BoJ é de 2% de inflação no ano e o dado de hoje é o mais recente sinal da dificuldade para impulsionar os preços. O resultado, porém, está dentro do esperado e não deve levar a mais medidas de afrouxamento do BC do Japão, ao menos por ora.

As políticas agressivas do BC japonês tiveram um sucesso inicial, levando a inflação a subir até 1,5% no ano passado. Mas a queda nos preços do petróleo e a fraqueza do consumo após uma alta no imposto sobre vendas afetaram esse esforço.

O economista-chefe da Nomura, Tomo Kinoshita, disse que o dado em si não deve gerar especulações sobre mais afrouxamento. Segundo ele, o comando do BoJ já havia sinalizado mais cedo neste ano que a inflação poderia brevemente ir para o território negativo. Mas se ela permanecer perto de zero nos próximos meses a pressão pode aumentar, especialmente se as expectativas sobre os preços começarem a recuar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda