Suíça: banco central está satisfeito com impacto dos juros negativos

Economia

Suíça: banco central está satisfeito com impacto dos juros negativos

Redação Folha Vitória

Zurique - O Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês) está satisfeito com o impacto dos juros negativos, que estão espantando a demanda pelo franco suíço, disse hoje o membro do conselho do SNB, Fritz Zurbruegg.

Em entrevista ao jornal Berner Zeitung, o dirigente disse que embora a moeda local ainda continue "sobrevalorizada" ante o euro, o SNB espera que isso se reverta ao longo do tempo.

"A taxa de câmbio do franco suíço depende de uma série de fatores externos, como o que acontece na zona do euro, na Grécia, riscos geopolíticos e desenvolvimentos em outros países importantes", disse.

Zurbruegg disse que o impacto do câmbio já está sendo sentido nas exportações, que diminuíram, e na inflação, que está em terreno negativo há alguns meses. Entretanto, ainda que o SNB tenha reduzido sua expectativa de crescimento para este ano de 2% para 1%, a economia "não vai entrar em recessão", disse.

No início do ano, a autoridade monetária reduziu a taxa de juros de referência para -0,75%. Segundo o dirigente, elas "irão continuar negativas enquanto for necessário", acrescentando que isso depende de vários fatores, como as perspectivas econômicas nos Estados Unidos e na Europa, assim como a resolução do impasse grego. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda