Economia

Superávit primário de abril 'é o possível para o momento', diz Saintive

Redação Folha Vitória

Brasília - O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, falou que o resultado primário de abril, de R$ 10,085 bilhões, representa que governo mudou "um pouco" a rota do primário. O secretário disse que está satisfeito com o resultado primário do mês, apesar de ter sido menor do que o de 2014 (Em 2014, o superávit de abril somou R$ 18 bilhões). "São contextos econômicos distintos", disse, avaliando que este é o primário "possível" para o momento.

Saintive destacou que é necessário fazer uma readequação das despesas do governo. "Existiam diversas despesas contratadas, mas estamos reduzindo a despesa de uma maneira geral", afirmou. Ele destacou que o governo busca reduzir despesas de custeio e exemplificou com a portaria publicada nesta quinta-feira, 28, que limita esse tipo de gasto em órgãos do Executivo.

Segundo o secretário, a receita acumulada do primeiro trimestre não performou bem. "É um período de contração, mas, dentro do possível, parece que estamos caminhando bem", afirmou. Ele explicou que há uma queda real da receita no acumulado de 12 meses, mas, na margem, começa a ser sinalizada uma mudança de trajetória. Ele destacou ainda que a queda no preço do barril do petróleo impactou na receita.

Pontos moeda