Economia

China aumentará apoio para investimento no setor privado, diz gabinete do país

Redação Folha Vitória

Pequim - A China ampliará o apoio ao investimento para o setor privado, afirmou em comunicado nesta quarta-feira o Conselho Estatal, o gabinete do país. Em reunião liderada pelo primeiro-ministro Li Keqiang, o gabinete afirmou que dará aos investidores mais acesso ao mercado e trabalhará para criar um ambiente mais justo de negócios para eles.

O investimento no setor privado recuou recentemente na China, segundo o Conselho Estatal. Na avaliação do gabinete, esse investimento é crucial para manter o crescimento econômico em nível firme.

Mais cedo, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o órgão de planejamento econômico do país, disse em comunicado que o investimento em geral na China enfrenta pressão de baixa, apesar de uma aceleração recente. A comissão anunciou que iria reduzir a burocracia, destinar mais capital ao mercado e acelerar o uso de fundos do governo para encorajar os investimentos.

A China registrou crescimento econômico de 6,7% no primeiro trimestre de 2016, em linha com a expectativa dos analistas, mas no menor patamar desde a crise financeira global de 2008. Economistas dizem que o crescimento foi impulsionado em grande medida pelo aumento da contribuição dos investimentos em propriedades e na construção de infraestruturas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda