Economia

China diz que tarifas dos EUA sobre importação de aço são 'discriminatórias'

Redação Folha Vitória

Pequim - O Ministério de Comércio da China afirmou nesta quinta-feira que a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas para a importação de aço é "discriminatória", na mais recente disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo. Segundo nota publicada no site do ministério, a taxa sobre as importações de aço resistente a corrosão da China são muito mais elevadas que a de produtos similares de outros países.

O ministério afirmou ainda que os Estados Unidos se recusaram a conceder às empresas chinesas taxas diferenciadas com base em seus preços de importação. O Departamento do Comércio dos Estados Unidos, em decisão final publicada na quarta-feira, impôs tarifa antidumping de 209,97% sobre as importações de produtos chineses de aço resistente a corrosão, de acordo com divulgação publicada no site da Administração de Comércio Internacional dos EUA.

Os EUA também determinaram uma tarifa antisubsídios de 39,05% para a maioria dos fabricantes de aço da China. Alguns ficaram sujeitos a tarifas mais altas, por não cooperarem com as investigações, de acordo com o departamento do comércio dos EUA.

"O governo e as empresas chinesas estão muito insatisfeitos com isso", apontou o ministério, acrescentando que irá adotar todas as medidas possíveis para buscar um tratamento adequado e para proteger os interesses das empresas chinesas. No começo do mês, o governo norte-americano decidiu cobrar tarifas punitivas para a importações chinesas de aço laminado a frio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda