Economia

China planeja gastar US$ 245,4 bilhões para revitalizar região industrializada

Redação Folha Vitória

Pequim - A China planeja gastar pelo menos 1,6 trilhão de yuans (US$ 245,4 bilhões) nos próximos três anos para revitalizar províncias fortemente industrializadas no nordeste do país, afirmou hoje Zhou Jianping, representante da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês).

Segundo Zhou, a ideia é implementar, a princípio, 130 projetos de infraestrutura, incluindo na área de recursos hídricos.

Ainda não se sabe a porção dos recursos que virá do governo central, mas as administrações locais da região têm enfrentado queda nas receitas fiscais. De acordo com a mídia estatal, alguns governos locais também lidam com déficits previdenciários.

No mês passado, o Conselho Estatal, como é conhecido o gabinete chinês, divulgou diretrizes para revigorar a região, que tem sido prejudicada pelo enfraquecimento da demanda e pelo excesso de capacidade industrial.

O governo pretende reformar estatais no nordeste por meio de medidas que incluem a criação de empresas de investimento e fusões e aquisições, encorajar a cooperação regional com outros países e acelerar projetos-piloto locais. Em Shenyang, capital da província de Liaoning, por exemplo, existe um projeto para o estabelecimento de um parque industrial em parceira com empresas alemãs.

No primeiro trimestre, a economia de Liaoning, que é muito dependente de matérias primas e do setor estatal, registrou contração anual de 1,3%, no pior desempenho entre todas as províncias chinesas. A China, de modo geral, cresceu 6,7% no mesmo período. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda