• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

China vai oferecer suporte "neutro e adequado" para reformas estruturais, diz BC

Economia

China vai oferecer suporte "neutro e adequado" para reformas estruturais, diz BC

Pequim - O Banco do Povo da China (PBoC) afirmou hoje que irá criar um ambiente monetário "neutro e adequado" para as reformas estruturais que o país pretende implementar.

Em seu relatório trimestral, a autoridade monetária afirmou que irá manter a política monetária prudente e alertou que os fundamentos da recuperação econômica ainda não estão sólidos. O Banco Central notou também que os problemas estruturais da economia doméstica continuam espinhosos, lembra citando a recente recuperação se apoia fortemente no mercado imobiliário.

O PBoC também alertou contra o excesso de oferta de determinados bens, a elevação do endividamento e dos riscos financeiros.

O tom do comunicado foi "equilibrado(...) sugerindo que a política monetária se tornou neutra após a farra de crédito do trimestre anterior", disseram os economistas da Macquarie Securities em nota.

No primeiro trimestre, os bancos chineses concederam um total de 4,610 trilhões de yuans (US$ 708,77 bilhões) em novos empréstimos, alta de 25,3% ante o ano anterior.

O BC chinês tem se apoiado em operações diárias de mercado aberto e instrumentos de curto e médio prazo para injetar liquidez no mercado financeiro. Ele também cortou a taxa de depósito compulsório em março. Fonte: Dow Jones Newswires.