Economia

Primeiro desafio fundamental é diagnosticar problemas da economia, diz Meirelles

Segundo ele, as dificuldades do Brasil que levaram à atual crise "começou com a elaboração de políticas que criaram dúvida e incerteza sobre sustentabilidade" de gastos do Estado

Redação Folha Vitória
Meirelles também destacou que a questão do crescimento do País e de geração de empregos Foto: Agência Brasil

São Paulo - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira, 23, que o primeiro desafio "fundamental" para a economia no curto prazo é o diagnóstico, a identificação de quais são seus problemas. Segundo ele, as dificuldades do Brasil que levaram à atual crise "começou com a elaboração de políticas que criaram dúvida e incerteza sobre sustentabilidade" de gastos do Estado.

"Isso elevou a inflação e desorganizou a economia e fez com que o nível de confiança baixasse e por consequência o investimento, o crédito, a elevação do desemprego e entramos num circulo para baixo", disse, em seminário realizado em São Paulo. "E a queda da arrecadação tributária acentuou a questão fiscal."

Meirelles também destacou que a questão do crescimento do País e de geração de empregos e aumento da competitividade são importantes, mas antes é preciso uma avaliação detalhada dos reais problemas das contas públicas. "Estamos no sétimo dia útil de governo", disse. "Precisamos agir com rapidez, mas com segurança."

Pontos moeda