Economia

Economia dos EUA cria 211 mil empregos em abril e taxa de desemprego cai a 4,4%

Redação Folha Vitória

Washington - O ritmo de contratação nos Estados Unidos se recuperou em abril ante março considerando-se ajustes sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. A economia gerou 211 mil postos de trabalho na passagem do mês, resultado acima da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam criação de 188 mil empregos no mês passado.

Os números dos dois meses anteriores sofreram revisões. O de março foi revisado para baixo, de 98 mil para 79 mil, enquanto o de fevereiro passou de 219 mil para 232 mil postos, gerando uma perda líquida de 6 mil empregos no período.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos recuou de 4,5% em março para 4,4% em abril, contrariando a previsão dos analistas de alta para 4,6%. A taxa não atingia patamar tão baixo no país desde maio de 2007.

O salário médio por hora dos trabalhadores do setor privado ficou em US$ 26,19 em abril, alta de US$ 0,07 (ou 0,27%) ante o mês anterior. A projeção do mercado era de ganho ligeiramente maior, de 0,30%. Na comparação anual, o salário cresceu 2,5% no mês passado.

Já a taxa de participação na força de trabalho recuou levemente de 63% em março para 62,9% em abril. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda