Economia

Juro no crédito livre cai a 41% em abril, diz BC; cheque especial recua a 321%

Redação Folha Vitória

A taxa média de juros no crédito livre caiu de 41,4% ao ano em março para 41,0% ao ano em abril, informou nesta segunda-feira, 28, o Banco Central. Em abril de 2017, essa taxa estava em 48,9% ao ano.

Para pessoa física, a taxa média de juros no crédito livre passou de 57,2% para 56,8% ao ano de março para abril, enquanto para pessoa jurídica foi de 21,2% para 20,8% ao ano.

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, destaque para o cheque especial, cuja taxa caiu de 324,7% ao ano para 321,0% ao ano de março para abril. No crédito pessoal, a taxa passou de 46,7% para 46,5% ao ano.

No início de abril, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que os bancos vão oferecer a partir de julho um parcelamento para dívidas no cheque especial. A opção valerá para débitos superiores a R$ 200. A expectativa da entidade é que essa migração do cheque especial para linhas mais baratas acelere a tendência de queda do juro cobrado ao consumidor.

Veículos

Os dados divulgados nesta segunda pelo Banco Central mostraram ainda que, para aquisição de veículos, os juros foram de 21,8% para 21,5% ao ano, de março para abril.

A taxa média de juros no crédito total, que inclui operações livres e direcionadas (com recursos da poupança e do BNDES), foi de 26,2% ao ano em março para 25,9% ao ano em abril. Em abril de 2017, estava em 30,1%.

ICC

Já o Indicador de Custo de Crédito (ICC) ficou estável em abril ante março, em 21,5% ao ano. O porcentual reflete o volume de juros pagos, em reais, por consumidores e empresas no mês, considerando todo o estoque de operações, dividido pelo próprio estoque.

Na prática, o indicador reflete a taxa de juros média efetivamente paga pelo brasileiro nas operações de crédito contratadas no passado e ainda em andamento.

Spread médio

O spread bancário médio no crédito livre caiu de 33,7 pontos porcentuais em março para 33,3 pontos porcentuais em abril, informou o Banco Central.

O spread médio da pessoa física no crédito livre foi de 49,0 para 48,6 pontos porcentuais no período. Para pessoa jurídica, o spread médio passou de 14,1 para 13,6 pontos porcentuais.

O spread médio do crédito direcionado passou de 4,5 pontos porcentuais em março para 4,2 pontos porcentuais em abril.

Já o spread médio no crédito total (livre e direcionado) passou de 20,0 para 19,7 pontos porcentuais no período.

Inadimplência

A taxa de inadimplência no crédito livre passou de 4,8% em março para 4,7% em abril, informou o Banco Central. Em abril de 2017, a taxa estava em 5,7%.

Para pessoa física, a taxa de inadimplência foi de 5,0% em março para 5,1% em abril. Para as empresas, a taxa passou de 4,4% para 4,2%.

A inadimplência do crédito direcionado passou de 1,7% em março para 1,9% em abril.

Já o dado que considera o crédito livre mais o direcionado mostra que a taxa de inadimplência continuou de 3,3% de março para abril.

Endividamento das famílias

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro ficou em 41,4% em março, ante 41,3% em fevereiro, informou o Banco Central. Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento foi de 23,1% em março, ante 23,0% em fevereiro.

O cálculo do BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses. Além disso, incorpora os dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (Pnad) contínua e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ambas do IBGE.

Segundo o BC, o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) passou de 20,2% de fevereiro para 20,3% em março. Descontados os empréstimos imobiliários, o comprometimento da renda foi de 17,7% para 17,8% no período.

Pontos moeda