• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Suspeito de fraudar INSS no ES é alvo de buscas em Operação da Polícia Federal

Economia

Suspeito de fraudar INSS no ES é alvo de buscas em Operação da Polícia Federal

A Operação "3x4", deflagrada na manhã desta terça-feira (29), com o objetivo de combater fraudes praticadas em face do INSS

A Polícia Federal no Espírito Santo, com apoio do INSS e Ministério Público Federal, cumpriu um mandado de busca e apreensão na Operação "3x4", deflagrada na manhã desta terça-feira (29), com o objetivo de combater fraudes praticadas em face do INSS, em especial nos benefícios assistenciais de prestação continuada a pessoas idosas.

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início em 2017 e, até o presente momento, foi apurado um prejuízo que gira em torno de R$ 1.000.000,00 milhão. Como há indícios de que a atividade criminosa do alvo vem sendo desenvolvida, desde há pelo menos dez anos, e ainda não foram analisados todos os benefícios fraudados, os prejuízos facilmente superarão esta cifra.

Os investigados responderão pelo crime de estelionato qualificado, além de associação criminosa, cuja soma das penas poderá ultrapassar 8 (oito) de reclusão.

ENTENDA O CASO
A Polícia Federal identificou há cerca de 8 anos, a ocorrência de fraudes em benefícios assistenciais a pessoas idosas denominados BPC (Benefício de Prestação Continuada) com um mesmo “modus operandi” que consistia no uso de documentos falsos para forjar falsas identidades de pessoas idosas que eram aliciadas, especialmente, para esse fim (pessoas fictícias), situação que originou vários inquéritos e indiciamento de algumas pessoas, sem que, no entanto, fosse possível identificar o mentor das fraudes.

 Com o persistente trabalho de inteligência da Força-Tarefa Previdenciária foi possível, neste momento, identificar um importante ator de várias destas fraudes anteriormente investigadas, além de se identificar várias outras que vinham sendo perpetradas e até então não haviam sido detectadas.