Economia

Febraban: bancos vão manter agências abertas no dia 25 de maio em SP

Apesar da decisão Febraban, que representa as instituições financeiras no País, reforça, pedido para que as pessoas utilizem os canais digitais

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/TV Vitória

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições financeiras vão manter as agências abertas no dia 25 de maio, quando o governo de São Paulo antecipou o feriado de 09 de julho. 

A continuidade do atendimento, de acordo com a entidade, visa a assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive, o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00, que começou a ser feito nesta quinta (21).

A Febraban, que representa as instituições financeiras no País, reforça, porém, o pedido para que as pessoas utilizem os canais digitais e evitem ao máximo irem até a rede bancária uma vez que o atendimento está sendo feito de forma contingenciada. Segundo a entidade, os meios eletrônicos estarão disponíveis e em 'plena capacidade' para atender os clientes, permitindo que as agências sejam utilizadas somente nos 'casos extremos'.

As datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança no dia 25 não sofrerão alteração, conforme a Febraban. A entidade informa ainda que, por ocasião dos feriados municipais antecipados nos últimos dias 20 e 21 de maio na cidade de São Paulo, a Secretaria Nacional do Consumidor-SENACON, com a finalidade de dirimir dúvidas sobre a possibilidade de alteração do vencimento de contas e cobranças, informou que não há nenhuma normativa ou motivação que pudesse prorrogar o vencimento de boletos.

"Os bancos continuam comprometidos com o atendimento às necessidades essenciais da sociedade e com as medidas sanitárias e de distanciamento social, sem descuidar do atendimento a milhares de pessoas que diariamente necessitam de serviços bancários", diz a Febraban, em nota à imprensa.

As agências bancárias vão funcionar com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento das 10 às 14 horas, conforme as mudanças já adotadas durante a pandemia. A atividade bancária foi classificada como essencial pelo Decreto Federal nº 10.280, de 20 de março de 2020.

Pontos moeda