CORONAVÍRUS

Economia

Lojistas de shoppings da Grande Vitória querem novo diálogo com Governo do ES para reabertura

Segundo a Abrasce, proposta do governo estadual de repetir, nos centros comerciais, o esquema de funcionamento do comércio de rua não compensa devido ao custo de manutenção dos empreendimentos

Foto: Agência Brasil

Mais de 100 lojistas que atuam em shoppings da Grande Vitória participaram de uma carreata realizada na tarde desta segunda-feira (25). Os manifestantes saíram de Vila Velha, passaram pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e pararam em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, onde ficaram por mais de duas horas.

Os comerciantes pedem ao governador Renato Casagrande que libere a abertura de lojas de shoppings todos os dias, em horário reduzido. "Se o shopping abrir um dia sim e outro não, as aglomerações serão muito maiores, ainda mais que agora vêm datas festivas. Quando você abre todo dia, inexiste esse número de aglomeração. É muito mais fácil controlar isso", argumentou o comerciante Henrique Born, membro da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) no Espírito Santo.

Na última quarta-feira (20), Casagrande chegou a propor a reabertura dos shoppings da Grande Vitória, desde que os lojistas seguissem o mesmo esquema de funcionamento do comércio de rua. Ou seja, as lojas dos shoppings poderiam abrir de segunda a sexta-feira, em dias alternados.

"Da nossa parte, dentro do modelo de comércio de rua, a gente poderia dar um passo adiante, com total controle — porque o shopping pode estabelecer controle, número de pessoas no shopping, mantendo distância entre uma pessoa e outra, quantidade de pessoas dentro de cada loja, como prevê os protocolos", afirmou, na ocasião, o governador.

>> Prejuízo com fechamento de shopping centers pode chegar a R$ 1 bilhão no Espírito Santo

Por meio de nota, a Abrasce disse que a proposta do governo para a abertura em dias alternados, igual à do comércio de rua, é considerada inviável para o setor, devido ao custo de manutenção dos empreendimentos. 

Ainda segundo a associação, os shoppings da Grande Vitória entregaram um protocolo com mais de 50 medidas de segurança e prevenção para a reabertura de segunda a sábado em horário reduzido, das 12h às 18h, lojas âncoras, serviços e alimentação, e das 14h às 20h, lojas menores (satélites), além de um protocolo que também prevê ações de controle e prevenção de riscos, baseadas em normas internacionais.

A Abrasce informa ainda que aguarda uma nova oportunidade de diálogo para que o assunto seja resolvido o mais rápido possível.

Novo diálogo

Durante a manifestação desta segunda-feira, os lojistas pediram um novo diálogo com o governo, apresentando uma nova negociação sobre o funcionamento das lojas nos shoppings.

"Não tinha condição de se aceitar uma proposta em que a limitação de pessoas é fictícia, cinco, dez pessoas. É a mesma coisa que eu falar: 'vou abrir o shopping e vou botar 100 pessoas lá'. Cem pessoas vão comprar o que? Quem vai consumir? Então ou abre e bota um quesito de segurança, onde você pode ter um número de pessoas razoável consumindo, ou é melhor deixar fechado", afirmou o lojista Vicenzo Quiroz.

Dono de bares e restaurantes em dois shoppings, Vicenzo informou como pretende evitar as aglomerações caso o governo aceite a proposta dos lojistas. "No meu ramo de restaurante, eu sugeriria — acharia totalmente plausível — mesas de um metro e meio, onde você pudesse ter oito, dez mesas funcionando", destacou.

Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda