Economia

Mais de 70 mil CNPJs de microempreendedores podem ser suspensos no Espírito Santo

Prazo para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional vence em 31 de maio; técnica do Sebrae-ES dá dicas de como declarar sem necessidade de contratar um contador

Foto: Folha Vitória

No dia 31 de maio termina o prazo para os microempreendedores individuais (MEI) entregarem a declaração anual de rendimento. No Espírito Santo, dos 110 mil Meis, mais de 71 mil pessoas não fizeram ainda a declaração.

O Mei que não apresentar a "Declaração Anual do Simples Nacional - Microempreendedor" até o prazo tem o CNPJ suspenso por 90 dias e depois o CNPJ é cancelado.

Em entrevista à Pan News Vitória, a analista do Sebrae-ES, Renata Braga, destacou que é possível fazer a declaração de casa, de forma simples, sem a necessidade de contratar um contador.

"É um processo bem simples, o próprio Mei pode entrar no site da Receita Federal e fazer a declaração. Não precisa contratar contador para isso. Se algum Mei tiver dúvidas, o Sebrae ensina o passo a passo para preenchimento da declaração", afirmou.

De acordo com a Renata, mesmo que a pessoa decida encerrar as atividades da microempresa, é importante fazer a declaração e seguir os prazos para evitar o pagamento de juros e multas.

entrevistarenatasebrae


A partir da próxima segunda-feira (24), o Sebrae-ES irá oferecer um plantão de atendimento online com orientações contábeis, fiscais e jurídicas.  Saiba mais clicando aqui: Semana do MEI 2021.

Pontos moeda