RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Cariacica investe em mobilidade na região rural para fortalecer agroturismo

Município tem investido em melhoria na pavimentação das estradas de chão, facilitando não só a chegada do turista, mas o ir e vir de quem trabalha e mora na região rural

Foto: Reprodução TV Vitória

Cariacica faz parte da região metropolitana da Grande Vitória e cresce a cada ano. Além de investir em parques industriais, o município tem potencial rico no agroturismo. De acordo com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, a cidade tem investido no acesso à região rural, com melhoria na pavimentação das estradas de chão, facilitando não só a chegada do turista, mas o ir e vir de quem trabalha no local.

“Você tá dentro da cidade e tá dentro da montanha. Nós estamos abrindo estradas, melhorando as estradas, fazendo pavimentação para melhorar a economia e a qualidade de vida dos nossos produtores rurais”, explicou o prefeito.

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

A chegada no Rancho Pedra Negra, por exemplo, que fica na estrada principal de Cachoeirinha, a 9 km de Cariacica-Sede, é por uma estrada em boas condições e bem sinalizada. O proprietário do rancho Davi Dutra também é presidente da Cooperativa de Agricultores de Cariacica e afirma que as melhorias no acesso ajudaram no desenvolvimento do seu negócio. 

“Muitas pessoas não acreditam que Cariacica tem mais de 50% de área rural e ainda com estrada boa”, diz Dutra.

LEIA TAMBÉM: Cariacica atrai novas empresas e desenvolvimento criativo

O prefeito Euclério Sampaio afirma que não existe lugar mais bonito no Estado do que o Vale do Moxuara. O parque é um genuíno ponto de referência quando o assunto é unir bem-estar, educação e consciência ambiental. No início, recebia apenas alunos para conhecerem melhor o funcionamento de uma produção agrícola. Mas hoje em dia, recebe famílias, grupos e quem mais quiser passar ótimos momentos. 

É no Vale do Moxuara que está o maior complexo de esportes de aventuras do Espírito Santo e quem o visita, pode desfrutar da gastronomia rústica do fogão à lenha, recreação infantil e shows que contam histórias e lendas da região. 

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: Cariacica tem potencial na indústria, agronegócio e turismo

Em Cariacica também encontramos a Bica da Roda D’água. No lugar as pessoas encontram uma bica d’água massageadora, bar, palco para shows, piscina natural, área para camping e recreação. Anteriormente, a Bica era gerida por Sr. Luiz. Porém, com o seu falecimento, suas filhas Laís e Lia Pereira do Santos passaram a tomar conta e, além de continuarem com o legado deixado pelo pai, passaram também a investir em melhorias e inovações para o lugar.

Luiz cultivava aipim, banana-prata e banana da terra e suas filhas continuam com o trabalho. Inclusive, os produtos plantados viram deliciosas porções para os clientes. De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Basílio Teixeira, a banana, junto dos laticínios são importantes produtos agrícolas de Cariacica que também tem na agricultura familiar e nos produtos orgânicos mais um potencial.

“O importante é dar incentivo ao produtor no sentido de levar condições para que ele produza mais. E pra isso temos alguns programas sociais como o Alimenta Brasil, o Pnae, que é das escolas. Você incentiva a produção e ajuda pessoas menos favorecidas”, explica o secretário.

*Texto escrito pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda