Economia

Chegada de 5G em Vitória deve atrasar por causa de surto de covid na China

Grupo de trabalho do governo federal admite que não será possível cumprir o prazo de implantação proposto inicialmente para 31 de julho em todas as capitais brasileiras

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O governo federal admitiu que não vai ser possível lançar a tecnologia 5G em Vitória e nas demais capitais brasileiras em 31 de julho, apesar das cidades já estarem preparadas para fornecer o serviço.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável pela implantação do sistema, pediu para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adie por mais dois meses o prazo de inauguração em todas as capitais. Assim, a nova data passa a ser 29 de setembro deste ano.

O Gaispi justifica que a mudança nos prazos se deve ao novo surto de Covid-19 na China. O aumento recente de casos e a implantação de lockdowns e paralisação de atividades em várias cidades do país asiático causaram alterações na cadeia produtiva e de distribuição de componentes tecnológicos. 

"Escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos ao projeto", aponta o relatório.

Leia também: Vitória está entre as 12 capitais brasileiras aptas a receber a internet 5G

>>> ​Vila Velha é a primeira cidade do Brasil a testar 5G

O que é 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração de rede de internet móvel. Ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. 

Ela promete velocidades até 20 vezes superiores às da 4G. Atualmente, as capitais oferecem apenas o 5G DSS, uma espécie de combinação de frequências usadas na versão 4G.

Especialistas do ramo de TI apontam que o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado. A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeiras, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletroeletrônicos.




Pontos moeda