RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Diário de Bordo: a história de Vila Velha presente nos espaços culturais

Na segunda parte do "Diário de Bordo" sobre Vila Velha, Haeckel Ferreira fala sobre os espaços culturais do município e curiosidades dos bastidores da série "Riquezas de Norte a Sul"

Foto: Letícia Siqueira

As gravações em Vila Velha foram tão legais que precisamos de dois dias para mostrar tudo. No Diário de Bordo anterior, contei sobre as pessoas que correm no Convento da Penha, falei sobre o Farol de Santa Luzia, do novo condomínio de luxo e muito mais.

Confira o novo diário humildemente escrito por mim, Haeckel Ferreira. Todos prontos?! Então, “bora”!

Vila Velha é cheia de belezas. Por falar nisso, você já foi à Praia da Sereia? Ela é uma das poucas do Brasil a ter a Bandeira Azul, que certifica a boa balneabilidade. O que significa que ela é boa pra tomar banho tranquilamente, sem o medo de “algo estranho” tocar a sua nuca do nada.

LEIA TAMBÉM: Praia de Vila Velha ganha selo de qualidade internacional

Conversamos com as pessoas que se banham e nadam todos os dias na praia. Além de linda, é ótimo saber que tanto nós, capixabas, quanto os turistas do mundo inteiro podem mergulhar sem preocupação de pegar alguma doença de pele.

Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha
Divulgação | Prefeitura de Vila Velha

Aprendi uma coisa gravando na praia: não vá de calça jeans e camisa de botão. Eu era a única pessoa arrumada pra uma reunião nas areias de Vila Velha. E eu achando que as pessoas olhavam pra mim e comentavam porque eu estava com microfone e câmera. Na verdade, era por causa da minha roupa. 

A cidade também tem vários pontos turísticos. A Prainha é um deles. Lá rolam shows e eventos bem legais que a população adora. Além de ver aquela paisagem, tínhamos uma conversa marcada com o prefeito Arnaldinho Borgo. Descemos do carro e acabamos sendo surpreendidos.

Passeando pelo parque, Adriana, minha parceira de trabalho, viu um velho conhecido que, por coincidência, estava expondo suas artes na casa onde o artista plástico Homero Massena viveu. “Vamos gravar!” Acabamos ganhando mais um personagem para a nossa matéria. Aliás, a casa é bem legal! 

LEIA TAMBÉM: Confira o caderno especial da série "Riquezas de Norte a Sul"

Mais um lugar que é perto da minha casa e eu não conhecia. Vale a pena você conhecer. Além de artes do próprio Homero, tem várias fotos e peças de arquivo sobre o artista.

Ah! Tem duas camas lá. NÃO SENTE OU DEITE DE MANEIRA NENHUMA! Como estamos acordando muito cedo pra gravar, eu quase cedi à tentação de tirar um cochilo ali. Mas me segurei. Fui mais forte e me contive. Mas que deu vontade, deu. Sou sincero.

Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha
Divulgação | Prefeitura de Vila Velha

A notificação pulou no celular. Era o secretário do prefeito de Vila Velha avisando que eles já tinham chegado para a nossa conversa lá na Casa da Memória. Você precisa conhecer esse lugar. Fica nos arredores da Prainha e conta um pouco sobre a história do município. O prefeito chegou todo arrumado e pronto para conversar.

Arnaldinho falou com a gente sobre projetos para o presente e futuro de Vila Velha. O papo estava bom. Mas como estamos gravando um monte de coisas num mesmo dia, precisamos correr para o próximo ponto de encontro. Dessa vez, seria na Igreja do Rosário, que também fica ali na Prainha. Quem iria falar com a gente seria o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca.

LEIA TAMBÉM: Agroturismo de experiência em Venda Nova do Imigrante e crescimento imobiliário em Domingos Martins

Também conversamos com o Secretário de Desenvolvimento e Econômico da cidade, Everaldo Colodetti. Foi muito legal saber das perspectivas para o município, direto das pessoas que estão na gestão.

Pelo que ouvimos, Vila Velha vai evoluir muito nos próximos anos. Isso é ótimo! Quem ganha é o povo e nosso Estado. 

Acompanhe tudo isso na série "Riquezas de Norte a Sul", no Jornal da TV Vitória e ES no Ar, comigo, Haeckel Ferreira, e Adriana Berlinck.

Pontos moeda