RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Serra é a maior economia do ES e o município que mais cresce no Estado

Até 2024, a Serra vai receber cerca de R$ 6,24 bilhões em investimentos públicos e privados

Foto: TV Vitória

Do maior produtor de abacaxi do Espírito Santo para grande polo industrial e de serviços. Esse é o município da Serra. Cidade que mais cresce em geração de emprego no Espírito Santo. Até 2024, vai receber R$ 6,24 bilhões em investimentos públicos e privados, divididos em 69 projetos. Lidera o volume de aporte entre todas as cidades capixabas.

De acordo com o prefeito Sérgio Vidigal, Serra tem vantagem competitiva devido à logística, às áreas disponíveis para instalação de novos negócios e à infraestrutura. Características que atraíram empresas como a Simonetti. A rede de móveis conta com mais de 60 lojas físicas espalhadas pelo estado, além de venda online. Mas é na Serra que está o centro de distribuição, inaugurado em 2014.

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: as belezas e as riquezas culturais e econômicas da Serra

Rodrigo Barcelos, gerente geral de logística Simonetti, disse que a escolha da Serra foi devido à sua posição geográfica que favorece a chegada e saída de móveis e eletrodomésticos de forma ágil, um diferencial da marca.

Serra é o município que mais cresce no estado. Pela primeira vez na história ultrapassou Vitória e se tornou a maior economia do Espírito Santo. A participação da Serra no Produto Interno Bruto (PIB) do estado foi de 18,8%, enquanto Vitória responde por 15,7%. As informações foram levantadas pelo Instituto Jones dos Santos Neves, em parceria com o IBGE. Os dados são referentes ao ano de 2019.

LEIA TAMBÉM: Cariacica investe em mobilidade na região rural para fortalecer agroturismo

De acordo com Vidigal, o que beneficiou a Serra foi o setor de serviços. Um exemplo é o Extrabom, que possui 11 supermercados espalhados pelo município mais populoso do estado, além de quatro lojas da Atacado Vem. Além disso, é em Serra que está o centro de distribuição e administração do Grupo Coutinho, que administra as duas marcas.

*Texto produzido pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda