RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Viana é o município do ES com maior vocação logística

O município da Grande Vitória vive um momento de grande desenvolvimento econômico

Cidade pacata, onde os moradores andam com tranquilidade. Nem parece que estamos num dos municípios da região metropolitana do Espírito Santo: Viana. Mas mesmo com 60% de área rural, são a indústria, o comércio e o serviço que sustentam a economia local.

O ex-prefeito de Viana, Gilson Daniel, acredita que o município tem vocação logística. “O desenvolvimento está a todo vapor em Viana, com a chegada de novas empresas, novos condomínios, geração de sete mil vagas de emprego. Viana deixou de ser cidade dormitório para ser cidade geradora de emprego”, explica.

No bairro Areinha, por exemplo, está sendo construído um parque industrial com 723 mil metros quadrados. Algumas empresas já funcionam no local e empregam cerca de duas mil pessoas. São 400 mil metros quadrados só de galpão, o que equivale a 10 estádios do Maracanã.

LEIA TAMBÉM: Vitória é a única cidade do ES com nota "A" em turismo

Cinquenta anos atrás, o avô de Elson Conde de Oliveira Filho percebeu que Viana está estrategicamente posicionada. “Só aqui a BR-101 encontra a BR-262”, fala Elson, que é diretor-presidente da Elson’s, uma distribuidora de produtos alimentícios, higiene e limpeza. A empresa oferece 300 empregos diretos e 600 indiretos. Há dois anos estreou a marca própria, a Lança Alimentos, que é comercializada em todo estado, para o Rio de Janeiro e até para os Estados Unidos.

Antes ainda da Elsons, Viana recebeu as instalações da Real Café. O parque industrial está na Rodovia Governador Mario Covas há cerca de 70 anos. Virou até ponto de referência. A Realcafé produz 400 mil sacas de café por ano. Atende o Brasil e mais 135 países. Gera mais de 400 empregos diretos.

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: conheça Viana, uma potência para economia do ES

Outra empresa que trabalha com os produtores rurais da região é a Extrafruti, distribuidora de flores, frutas, legumes e verduras, e produtora de sucos 100% naturais. Há 13 anos instalada em Viana, veio para cá por causa da logística diferenciada, já que atende os principais supermercados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, sul da Bahia e parte de Minas Gerais. Emprega 1100 pessoas diretamente e pretende expandir.

Vocação logística, terceiro melhor índice em renda per capita do Espírito Santo. Isso significa que Viana vive grande desenvolvimento econômico. 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

*Texto produzido pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda