Vitória é a única cidade do ES com nota "A" em turismo

RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Vitória é a única cidade do ES com nota "A" em turismo

Com investimentos em infraestrutura, saúde e educação, Vitória alcançou o quarto lugar no Brasil entre as cidades com melhor índice de desenvolvimento humano

Foto: TV Vitória

Um lugar para relaxar, contemplar e se deliciar com os clássicos pratos capixabas. Ilha das Caieiras, polo gastronômico de Vitória. É aqui o berço da torta capixaba e das desfiadeiras de siri, como a tia Tati. Mãe de três filhos, foi com o dinheiro do siri que ela criou o trio. “Adoro morar na Ilha das Caieiras”, diz tia Tati.

A obra pública Nova Orla Baía Noroeste vai contemplar a Ilha das Caieiras num projeto de cerca de 100 milhões de reais em investimento da prefeitura de Vitória. Pretende melhorar ainda mais a vida de quem mora na região, além de atrair mais turistas e oferecer melhor estrutura, como explicou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Evandro Figueiredo. “É a maior obra pública do Espírito Santo. A proposta é terminar a obra no final de 2024, começamos no início de maio”, revela Evandro.

LEIA TAMBÉM: Vitória investe em tecnologia e na organização das contas públicas

Com investimentos em infraestrutura, saúde e educação, Vitória alcançou o quarto lugar no Brasil entre as cidades com melhor índice de desenvolvimento humano: 0,845, numa escala que vai até 1 ponto. Michel Dias é personal trainer e do Rio de Janeiro e foi morar em Vitória por causa da qualidade de vida. “A cidade é segura e com ótima qualidade de vida”, acredita Michel.

E o resultado do investimento em saúde refletiu no turismo da cidade. Em 2021, Vitória foi o município capixaba com maior taxa de ocupação hoteleira. O secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, explica: “Vitória foi a cidade que mais vacinou contra a Covid-19, com isso surgiu o turismo da vacina. Muitas pessoas vieram pra cidade para se imunizar”.

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: conheça o que há de melhor na capital do ES

Depois da pandemia, o turismo na capital continuou crescendo. Evandro Figueiredo explicou que foram feitas ações para potencializar os pontos e eventos turísticos da capital como a festa da moqueca, o festival da torta capixaba. E lugar para passear não falta em Vitória. 

O Parque Pedra da Cebola, o Projeto Tamar na Praça do Papa, o Parque Estadual da Fonte Grande. O Centro, então, tem um charme todo especial: Palácio Anchieta, Catedral Metropolitana. O Parque Moscoso, que completou 110 anos! E as praias, como Camburi, Curva da Jurema, Ilha do Boi. Locais para relaxar e aproveitar o largo calçadão para fazer atividade física enquanto contempla a bela vista. A Ivanesa é de São Paulo e, mesmo no clima mais frio, está curtindo as praias da capital: “Achei a cidade linda, bem estruturada. Pretendo voltar mais vezes”, contou.

Vitória é a única cidade capixaba com nota A em turismo. Que é a classificação máxima dada pelo Ministério do Turismo. Para poder receber essa classificação foram analisados: infraestrutura, engajamento da sociedade, receptividade das pessoas ao turista e o que representa o turismo na economia da cidade.

Com a cidade vacinada e preparada para receber o turista, o Carnaval de Vitória deste ano foi um sucesso. Além de trazer alegria e diversão, trouxe renda e emprego. “O carnaval reuniu 50 mil pessoas e sem nenhuma ocorrência policial. E gerou mais de seis mil empregos”, explica o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

*Texto produzido pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV. 

Pontos moeda