Economia

Aumento do preço do leite faz consumidor mudar hábitos no ES

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o preço do leite aumentou cerca de 13% nos últimos 12 meses

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pinterest

A constante mudança de preços no Brasil e no Espírito Santo, por conta da inflação, faz com que os consumidores do Estado alterem alguns padrões de consumo.

 Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o preço do leite aumentou cerca de 13% nos últimos 12 meses. 

O estudo também demonstra que no mês de abril, o preço do leite aumentou 7,37% em 2023. Em um supermercado de Vila Velha, por exemplo, o litro do leite mais está sendo vendido por R$ 4,79, já o mais caro saí por R$ 5,99. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com as constantes mudanças nos preços, consumidores do Estado estão realizando algumas mudanças nos hábitos alimentares. 

Uma delas é a enfermeira Vanessa Muniz, em entrevista ao Balanço Geral da TV Vitória, ela disse que sente no bolso o aumento. Ela explica que, tem que comprar o produto para o filho pequeno, mas está cada vez mais caro. 

"Eu sempre tenho que comprar o leite para o meu filho pequeno, porque ele precisa. Mas com o produto ficando mais caro tento comprar quando entra na promoção. Também complemento com leite em pó", descreve.

Se a situação está complicada para as pessoas que compram no consumo próprio, imagina para quem trabalha com culinária e precisa comprar os melhores alimentos? A cozinheira Clauzira Monteiro, faz receitas todos os dias, ela ainda não repassou o valor para o consumidor. 

"Eu gasto uma quantidade muito elevada. Ainda não consegui repassar o valor para o consumidor, porque enquanto dá para segurar a gente tenta, mas chega uma hora que não dá mais para segurar", ressalta. 

A confeiteira Lohayne Rossi também vai sentir no bolso às mudanças. Ela utiliza quase 200 quilos que produtos derivados de leite por semana. "Fico à mercê, esperando que os preços abaixem, estabilizem, mas não tem jeito, tem que pesquisar para comprar", finaliza. 

*Com informações da repórter Thainara Ferreira, da TV Vitória/ Record TV 

LEIA TAMBÉM: Imposto de Renda: Receita libera hoje consulta ao 1º lote de restituição

Pontos moeda