Economia

VÍDEO | Nova sede da Fecomércio terá espaço para receber até festas de casamento

O projeto, que se caracteriza pela tecnologia e sustentabilidade, foi apresentado durante evento que marca o aniversário de 69 anos da entidade

Erika Santos

Foto: Calmon Arquitetura e Urbanismo

O Sistema Fecomércio Espírito Santo vai ganhar uma sede multiuso capaz de receber até festas de casamento no bairro Santa Lúcia, em Vitória. O projeto, que se caracteriza pela tecnologia e sustentabilidade, foi apresentado nesta sexta-feira (26), durante evento que marca o aniversário de 69 anos da entidade, realizado no Hotel Senac Ilha do Boi.

De acordo com o presidente da Fecomércio ES, Idalberto Luiz Moro, a obra deve ter início no segundo semestre de 2024 e custar R$ 40 milhões.

"Estamos estimando R$ 40 milhões de investimentos, entre obra e equipamento, porque equipamento é uma coisa cara também. E é parte recursos próprios e parte CNC, apoio do CNC, mas a maior parte é de recursos próprios", disse.

O projeto está a cargo da Calmon Arquitetura e Urbanismo, que venceu o concurso aberto há dois meses, que teve também a participação da Arus Arquitetura, DG Arquitetura e Pretti Arquitetura. 

Foto: Marcos Salles

A nova sede, que será erguida em Santa Lúcia, em frente ao atual prédio onde a Fecomércio está instalada, ficará pronta em 2025, e contará com seis andares com diferenciais de sustentabilidade e acessibilidade, requisitos decisórios para a escolha do projeto.

Andar multiuso para realização de eventos

O arquiteto e empresário Carlos Eduardo Calmon apresentou um vídeo sobre a nova sede, que tem entre os destaques um andar multiuso destinado para eventos para até 1.050 pessoas, com 1.164 metros quadrados e anexo a um auditório em formato moderno, se tornando mais um espaço para a realização de eventos no Estado. Segundo Idalberto Moro, até festas de casamento poderão ser realizadas no espaço.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Carlos Eduardo destacou que o edifício será 100% voltado para a cidade, com duas entradas principais por meio de rampas, garantindo acessibilidade plena em todo o empreendimento. 

O edifício terá andares exclusivos para as entidades que compõem o Sistema Fecomércio, como o Senac e o Sesc, para trazer mais sinergia e eficiência na entrega de projetos.

“Na sede, conseguiremos reunir todos os colaboradores do Sistema Fecomércio, para estarmos mais próximos nas tomadas de decisões e melhorar a qualidade da nossa gestão, resultando em mais eficiência e entregas melhores à sociedade”, pontuou Idalberto Moro.

Veja como será a nova sede da Fecomércio:

Quando a nova sede ficar pronta, os prédios da Casa do Comércio I e II serão alugados para compor o orçamento da entidade. 

>>Leia Também: Comércio do ES é destaque e cresce acima da média nacional

Já as instalações do Sesc serão transformadas em uma unidade social e de bem-estar para atendimento à comunidade, enquanto que a estrutura atual do Senac servirá para expandir os cursos de qualificação profissional.

Presente ao evento de aniversário da Fecomércio, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o potencial da Capital capixaba para os negócios:

"Temos hoje uma cidade muito pujante, muito viva. A nossa vocação é o comércio, o turismo, a tecnologia da informação, a prestação de serviços. Estamos nos destacando hoje no Brasil com essas entregas. Vitória é a segunda cidade hoje no Brasil que tem o menor tempo de abertura de empresas. Estamos desburocratizando, dialogando, fazendo com que de fato as entregas sejam voltadas para a sociedade", disse o prefeito.
Pontos moeda