Economia

China reduz imposto para pequenas empresas

Redação Folha Vitória

Pequim - O Ministério de Finanças da China anunciou que irá reduzir o imposto sobre valor acrescentado para pequenas empresas. Companhias que pagam 4% ou 6% no imposto passarão a pagar 3% a partir de julho, informou o ministério.

"Isso irá afetar um grande número de empresas, mas a maioria serão pequenas companhias e a quantidade de receita afetada não será grande", explicou Zhang Xuedan, diretor do departamento de taxação no instituto de pesquisa do ministério.

Zhang acrescentou que a medida não afetará manufaturas, concentrando-se em empresas no comércio. No setor manufatureiro, a maioria das companhias paga um imposto de 17%.

O imposto sobre valor acrescentado tem substituído o imposto corporativo, que em muitos casos é consideravelmente mais elevado. Esse movimento também tem como objetivo incentivar a economia a se direcionar para o setor de serviços. O governo deve completar a mudança para o sistema do imposto sobre valor acrescentado até o fim do próximo ano.

No entanto, alguns pequenos empresários tem reclamado que o novo sistema aumenta as obrigações tributárias, porque muitos fornecedores não oferecem os documentos oficiais necessários para provar os custos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda