Economia

CNC: confiança do comércio atinge menor nível no mês de maio

Na série ante o mês imediatamente anterior, o nível de satisfação com as condições econômicas correntes caiu 1,5% em maio. As expectativas dos empresários pioraram 1,3%

Rio - Diante da deterioração das avaliações sobre o momento atual e o futuro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,4% em maio na comparação com abril, informou nesta terça-feira, 03, a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com o resultado, a confiança atingiu 113,4 pontos, o nível mais baixo de toda a série histórica. Na comparação com maio de 2013, o Icec caiu 9,0%, a retração mais intensa deste julho de 2012.

Na série ante o mês imediatamente anterior, o nível de satisfação com as condições econômicas correntes caiu 1,5% em maio. As expectativas dos empresários pioraram 1,3%, e as intenções de investimentos mostraram retração de 1,4% na mesma base comparativa.

"A percepção do ritmo mais fraco de crescimento das vendas do varejo, o nível baixo da atividade econômica em geral, a inflação ainda elevada e juros em alta têm influenciado negativamente a satisfação com as condições atuais e promovido um ajuste das expectativas para os próximos meses", afirmou a CNC, em nota.

Pontos moeda