Economia

CNI: produção industrial em maio sobe para 48,4 pontos

Redação Folha Vitória

Brasília - A produção industrial subiu em maio, segundo a Sondagem Industrial divulgada na manhã desta terça-feira, 17, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador ficou em 48,4 pontos, de 47,3 pontos em abril. Mesmo assim, pelo sétimo mês consecutivo o índice permaneceu abaixo dos 50 pontos, o que revela queda na atividade. Segundo a CNI, a despeito da melhora, o setor permanece em quadro de "grande dificuldade" e em maio se observou um agravamento em função de aumento de estoques indesejados e queda maior no número de empregos.

A utilização da capacidade instalada ficou em 71% em maio, o mesmo patamar de abril e dois pontos porcentuais abaixo do registrado no mesmo mês de 2013. Segundo a CNI, a utilização da capacidade instalada em relação ao usual caiu para 41,9 pontos em maio. Em abril havia sido de 42 pontos.

Os estoques também voltaram a aumentar e estão acima do planejado pelas empresas. O indicador de evolução de estoques ficou em 51,5 pontos em abril e o nível de estoques efetivo em relação ao planejado para a indústria subiu para 51 pontos. O cenário é pior entre as grandes indústrias, mostrando que há excesso de estoques nesse grupo. O indicador acima dos 50 pontos mostra que os estoques ficaram acima do planejado pelos empresários.

Pontos moeda