Economia

Funcionários da Vale feitos reféns no PA são libertados

Redação Folha Vitória

Rio - A mineradora Vale informou que terminou por volta das 21 horas deste sábado, dia 14, a ocupação que o povo indígena Xikrin do Cateté fazia desde quinta-feira na unidade da empresa em Onça Puma, Ourilândia do Norte (PA). Os 50 funcionários que eram mantidos como reféns pelos índios foram libertados. As tratativas entre a Vale e os indígenas recomeçarão na segunda-feira, 16.

Cinquenta empregados da Vale estavam retidos na unidade de extração de níquel da empresa desde a manhã da última quinta-feira. Cerca de 400 indígenas do povo Xikrin do Cateté bloqueavam a portaria e, na tarde deste sábado, eles ameaçaram atear fogo à unidade.

Os indígenas bloquearam a portaria como forma de pressionar por mudanças na proposta de acordo financeiro que está sendo negociada entre a mineradora, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal. Eles querem que os recursos negociados sejam repassados para custeio das aldeias, e que haja verba adicional para projetos. O acordo prevê que os valores repassados sejam divididos entre custeio e projetos. Atualmente, as três aldeias recebem R$ 9 milhões por ano.

"Conforme determinação judicial que está sendo seguida pela Vale, o recurso tem que prover o etnodesenvolvimento da comunidade e, por isto, deve ser focado em projetos", informou em nota a mineradora. A Vale havia acionado a Funai, o Ministério Público Federal e a Polícia Militar para resolver a situação dos empregados mantidos na unidade.

"A empresa esclarece que já está sendo dado o devido encaminhamento para as questões acordadas com as demais comunidades indígenas da região e reitera seu respeito aos povos indígenas, bem como permanece aberta à busca de soluções para continuidade do bom relacionamento com as comunidades das regiões onde mantém operações. Porém, repudiamos qualquer forma de violência que ponha em risco a vida e a segurança de nossos empregados", disse mais cedo a Vale.

A unidade de Onça Puma entrou em atividade em 2008. A produção de ferroníquel chegou a ser interrompida para reconstrução de um dos fornos onde o metal é produzido. A obra de modernização de subsistemas foi concluída em novembro. A previsão é de que a unidade produza, em 2014, 15 mil toneladas de níquel.

Pontos moeda