Economia

Galeão projeta ter 22 mi de passageiros por ano até 2016

Redação Folha Vitória

Rio - A expectativa da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro, que opera o Galeão, é que até 2016 o terminal alcance a faixa de 22 milhões de passageiros por ano. De acordo com o presidente da concessionária, Luiz Teive, o novo aeroporto poderá ultrapassar o terminal de Guarulhos (SP) como principal porta de entrada dos turistas.

"Não queremos roubar passageiro de ninguém, mas atrair novos para que o Rio volte a ser a principal entrada no País. Guarulhos opera com cerca de 40 milhões de passageiros, mas a capacidade máxima é de 60 milhões. Temos mais espaço para crescer", afirmou o presidente do consórcio, formado por Odebrecht Transport, Changi Airports e Infraero.

Teive avalia que o fluxo de negócios no Rio irá garantir o aumento na demanda por voos no terminal. "Já há uma atração pelo turismo e o Rio é sede de muitas empresas. Já existe atração de negócios, mas o pré-sal pode ampliar". De acordo com o executivo, o consórcio irá entregar até 2016 a ampliação do pátio de aeronaves e novas 26 posições em um novo píer de embarque. "Os terminais que temos são suficientes. Precisamos melhorar a operação", afirmou o presidente.

Pontos moeda