Economia

Juros dependem da perspectiva econômica, diz Evans

Entre janeiro e março, o PIB dos EUA diminuiu a uma taxa anual de 1,0%, devido a condições climáticas ruins que prejudicaram os negócios e desaceleraram o setor de construção

Istambul - O aumento das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) vai depender da perspectiva econômica e poderá ocorrer em 2015 ou 2016, afirmou hoje Charles Evans, presidente da distrital do Fed em Chicago.

"Eu acho que depende da perspectiva econômica, grande parte da qual é a perspectiva de inflação. Acho que precisamos chegar bem mais perto (de uma taxa de inflação) de 2%", disse Evans - que não vota nas reuniões de política monetária do Fed neste ano -, às margens de uma conferência organizada pelo BC turco em Istambul. "O momento dos aumentos de taxas, se no começo ou fim de 2015 ou em 2016, vai depender da economia", acrescentou.

O ajuste nos estoques foi o grande responsável pela contração do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre, afirmou Evans, prevendo que a economia norte-americana deverá crescer 3% nos três trimestres seguintes.

Entre janeiro e março, o PIB dos EUA diminuiu a uma taxa anual de 1,0%, devido a condições climáticas ruins que prejudicaram os negócios e desaceleraram o setor de construção. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda