Economia

Nova técnica reduz gastos para empresas que atuam com frota de veículos no Estado

A automação de pneus chega ao mercado através da capixaba Guberman, empresa já conhecida no segmento de transporte pelo seu software de gestão de frotas

A inovação ganha importância por que pneu é o segundo maior custo dos frotistas, perdendo apenas para combustível. Foto: Divulgação

Uma nova tecnologia de automação de pneus está garantindo agilidade e redução de custos para empresas que trabalham com frotas. A novidade foi implantada em caráter pioneiro no Ceará e o resultado levou a empresa a expandir a automação para todas as filiais da área de limpeza urbana nas cidades de Osasco (SP), São Gonçalo (RJ), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Manaus (AM).

A inovação ganha importância por que pneu é o segundo maior custo dos frotistas, perdendo apenas para combustível. “Nossos colaboradores absorveram bem a nova tecnologia, e agora têm mais tempo para gerenciar e agir preventivamente”, explicou o analista de manutenção da Ecofor (empresa de limpeza urbana de Fortaleza) Edilson Cruz Junior.

Segundo ele, a tecnologia facilitou consideravelmente o trabalho. “Antes, o processo de medição de sulco demorava aproximadamente dois a três dias, pois tínhamos que realizar a inspeção e atualizar o sistema manualmente. Agora realizamos todo o processo de inspeção e atualização de dados em cinco horas”, afirmou.

A automação de pneus chega ao mercado através da capixaba Guberman, empresa já conhecida no segmento de transporte pelo seu software de gestão de frotas. “A nova tecnologia possibilita a captura dos dados e o controle de toda a vida do pneu, podendo ser utilizada de forma independente ou integrada ao software de gestão de frotas”, explicou Sérgio Guberman, sócio da empresa responsável pela automação.

Ele ressaltou que a tecnologia também tem um viés ecológico importante, pois define com mais precisão a margem de segurança para a troca do pneu, aumentando a quantidade de recauchutagem e com isso a vida útil do pneu. Outro aspecto importante, de acordo com Sérgio Guberman, é que a gestão adequada de pressão, rodízio e momento da reforma dos pneus também reduzirá o consumo de diesel.

A credibilidade da Guberman foi apontada como fundamental para a implantação da solução de forma pioneira pela Ecofor. “A Guberman é uma referência, tem um dos melhores softwares em gerenciamento de frota do Brasil. A ferramenta de automação de pneus trouxe agilidade, precisão, segurança na coleta de dados e redução de custos”, disse Edilson Cruz Junior, da Ecofor – Marquise Ambiental.

Edilson explicou que a implantação da ferramenta em todas as filiais da área de limpeza urbana tem o objetivo de aumentar a competitividade da empresa, interligando suas filiais e gerando informações certas, na hora certa, para que os gestores possam tomar as decisões adequadas nos mais variados assuntos.

Pontos moeda