Economia

Produção industrial Argentina cai 4,9% em maio

Redação Folha Vitória

Buenos Aires - O Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina (Indec) anunciou que a produção industrial argentina caiu 4,9% em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado. Nos primeiros cinco meses deste ano o setor sofreu uma queda de 3,7% em relação ao período janeiro-maio de 2013. Este é o décimo mês consecutivo de queda da produção industrial na Argentina.

A redução da produção industrial é mais evidente no setor automotivo, que registrou uma queda de 35,3% em maio em comparação com o mesmo mês de 2013. Em relação a abril a queda em maio foi de 13,5%. Segundo o Indec as montadoras e fábricas de autopeças instaladas na Argentina somente utilizaram 50% de sua capacidade instalada ao longo de maio.

Os cálculos do Indec suscitam desde 2007 suspeitas de manipulação dos índices, tal como ocorre com os números sobre a inflação e a pobreza. Por esse motivo, as consultorias econômicas realizam suas próprias estimativas sobre a produção industrial. Segundo a Fundação de Investigações de Estudos Latino-americanos (Fiel), a queda da produção em maio foi de 7,9%. Entre janeiro e maio deste ano a redução da produção industrial teria sido de 4,4%.

Pontos moeda