Economia

Sinduscon apura alta de 1,71% no custo da construção de São Paulo

O SindusCon-SP e a FGV também calcularam os custos das obras incluídas na política de desoneração da folha de pagamentos. Os custos com mão de obra subiram 2,11%

São Paulo - O custo unitário básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo aumentou 1,71% em maio na comparação com abril e chegou a R$ 1.124,14 por metro quadrado, informou nesta terça-feira, 3, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). O CUB é calculado pela entidade do setor e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e reflete a variação dos custos para a utilização nos reajustes dos contratos de obras. Ele é calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos.

O avanço do CUB de 1,71% foi obtido a partir da média ponderada das altas dos custos com mão de obra em 2,16%, materiais de construção em 0,97% e com salários dos engenheiros em 2,85%, sempre em comparação com o mês anterior, abril. O índice paulista acumula alta de 2,23% neste ano e de 4,62% em 12 meses.

O SindusCon-SP e a FGV também calcularam os custos das obras incluídas na política de desoneração da folha de pagamentos. Neste caso os custos com mão de obra subiram 2,11%, os custos das construtoras com materiais de construção apresentaram alta de 0,97% e os salários dos engenheiros indicaram avanço de 2,85%, o que resultou em um CUB de 1,65% acima do verificado em abril. No resultado de maio das obras beneficiadas pela desoneração, o indicador ficou em R$ 1.046,69 por metro quadrado. No ano, a alta acumulada é de 2,22%.

A pesquisa mostra, ainda, que 24 dos 41 insumos da construção tiveram variações acima do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de maio, que ficou negativo em 0,13%. A maior alta foi verificada no saco de 50 quilos de cimento CPE-32, de 4,21% em maio.

Pontos moeda