ES e RJ entregam a ministro projeto da nova ferrovia Rio-Vitória
O valor do investimento é da ordem de R$ 6,5 bilhões. Pelo projeto, a nova ferrovia Rio-Vitória terá 577 km de extensão e atenderá à demanda da rede portuária dos dois estados
Os secretários de Estado dos Transportes do Espírito Santo, Paulo Ruy Carnelli e do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, entregaram ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e ao diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, o projeto da nova estrada de ferro EF 118 Rio-Vitória. A nova ferrovia interligará os complexos portuários dos dois estados. O evento foi realizado na tarde dessa segunda-feira (01) na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Com a entrega da documentação, o ministro dos Transportes autorizou a marcação das audiências públicas no Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes e em Vitória para o próximo mês de julho. Essas audiências são a última etapa a ser vencida para que o projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).
O valor do investimento é da ordem de R$ 6,5 bilhões. Pelo projeto, a nova ferrovia Rio-Vitória terá 577 km de extensão e atenderá à demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central e Tubarão, no Espírito Santo.
Segundo o secretário Paulo Ruy Carnelli, foi dado um passo muito importante para a viabilização da nova ferrovia Rio-Vitória, que vai melhorar logística e trazer desenvolvimento para o Espírito Santo, principalmente para o Sul do Estado.
A EF 118 faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012, que previa a concessão, por parte da União, de 12 novas ferrovias no país. Em 2013, os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro celebraram convênio para avaliação e elaboração do projeto da nova estrada de ferro.
Essa ferrovia fará a articulação com a futura Estrada de Ferro Transcontinental – ligação ao Peru (EF 354), a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas do centro do país, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático. Além disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a Estrada de Ferro Vitória-Minas.