Economia

Leilão com sobra de espectros irá a consulta pública neste mês, diz Anatel

Redação Folha Vitória

Rio - O superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Alexandre Bicalho, disse, nesta segunda-feira, 8, que está sendo finalizado o edital do leilão previsto para o segundo semestre com sobra de espectros. A intenção é levar a consulta pública ainda neste mês.

"A gente está preparando um leilão no segundo semestre com toda sobra de espectro nas faixas de 2,5 GHz, 3,5 GHz, e 1,8 GHz com licitações não para todo território nacional, pontuado por municípios", afirmou após participar da I Conferência Internacional sobre Neutralidade de Rede e o Futuro das Comunicações no Brasil, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio.

O objetivo é atrair investidores de nicho, que querem atuar em locais específicos. Haverá blocos de frequência para prestadoras maiores e menores, disse. De acordo com Bicalho, sempre há manifestações de interesse das companhias, das que já atuam no País e das que ainda não estão no Brasil, mas nada ainda formal.

Sobre o interesse da AT&T de entrar no Brasil como especulado no mercado, afirmou que a Anatel não recebeu oficialmente nenhuma proposta, mas "a gente sabe que eles têm alguns interesses". "Não entregaram nenhuma proposta para a Anatel, não sei se entregaram para o Ministério (das Comunicações) ou para a Presidência". Executivos da operadora devem vir ao Brasil nas próximas semanas.

Pontos moeda