Economia

OMC diz que veto indiano às importações de aves pelos EUA é ilegal

Redação Folha Vitória

Genebra (04) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) manteve a decisão de que a barreira imposta pela Índia às importações de aves e ovos dos Estados Unidos, é ilegal. O governo de Barack Obama considerou a decisão uma vitória importante que deverá expandir as oportunidades de exportações para os produtores norte-americanos.

O anúncio desta quinta-feira, feito pelo órgão de apelação da OMC, confirmou uma decisão emitida por um painel de disputa em outubro do ano passado.

A Índia impôs as barreiras comerciais em 2007 para prevenir a entrada da gripe aviária no país. A OMC disse que a medida era demasiada restritiva e não tinha como base em padrões científicos internacionais.

A indústria avícola dos Estados Unidos estima que as exportações de aves podem superar US$ 300 milhões no ano, assim que a restrição indiana for removida. Os Estados Unidos exportam 20% de sua produção anual do setor.

Assessoria de imprensa da Índia em sua embaixada em Washington não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário da reportagem. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda