Economia

China afrouxa controles para conversão de dívida em moeda estrangeira para yuan

Redação Folha Vitória

Pequim - O regulador cambial da China relaxou regras para converter dívida em moeda estrangeira em yuan, uma medida que deve colaborar para levar mais capital para o país. A Administração Estatal de Câmbio afirmou, em breve comunicado nesta quinta-feira, que todas as companhias terão a permissão para vender livremente fundos levantados por meio da emissão de bônus no exterior e receita da conta de capital em yuan.

Para usar esses fundos, após a conversão, ainda é preciso atender a outros requisitos existentes, mas o regulador dará mais espaço para que essas companhias usem esse dinheiro, diz o comunicado, que não dá mais detalhes.

Pequim tem enfrentado uma crescente pressão de fuga de capital desde agosto, quando o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) surpreendeu os mercados ao desvalorizar o yuan em cerca de 2%. As grandes reservas em moeda estrangeiras do país, ainda as maiores do mundo, recuaram para US$ 3,192 trilhões em maio, após atingir um pico de quase US$ 4 trilhões. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda